Como escrever um post para o meu blog? Existem elementos importantes na construção de um texto para o seu blog, fiquem atentos a cada um deles.
Título do post
Escreva sempre algumas ideias de título, para escolher a mais interessante. Não se esqueça de incluir a palavra-chave principal do post!
Para criar títulos atrativos, siga algumas boas práticas, a exemplo do post Como escrever títulos de posts que atraem cliques e conquistam visitantes. Você pode também utilizar nosso Gerador de Jornada de Compra para obter algumas sugestões de títulos de acordo com a etapa do funil de vendas em que o post está inserido. Caso você crie versões para SEO e para as redes sociais, pode incluí-las aqui também.
Resumo/Linha fina
Como você diria, em poucas palavras, do que se trata o post? O resumo é uma forma de complementar o título usando mais palavras.
Esse resumo também pode ser usado para compor a meta descrição do post. Para isso, mantenha-o abaixo de 160 caracteres.
Introdução
Descreva aqui o problema que você quer solucionar e de que forma isso impacta o dia a dia das pessoas e das empresas.
Veja algumas ideias para começar um texto no post 6 dicas para escrever introduções de posts atraentes.
Desenvolvimento em tópicos
Pense em 3 ou mais formas de resolver esse problema e as escreva aqui de forma resumida. Esses itens serão os subtítulos do seu post. Não se esqueça de, na hora de preparar seu post para publicação, colocar esses sub-tópicos como H2, ou Cabeçalho 2, como chamado pelo WordPress. Após levantar esses itens, descreva, em tópicos, o que deverá conter de conteúdo dentro de cada um.
Se o post for um passo a passo para realizar uma tarefa ou resolver um problema, elenque os passos aqui com as imagens (caso haja).
Fechamento/conclusão
Esse é o momento de encerrar o texto e recapitular as ideias apresentadas até então. Fale aqui o que o leitor deverá esperar ao aplicar o que foi passado nos tópicos anteriores.
Call-to-Action
Qual a oferta final do conteúdo? O que o leitor pode fazer em seguida?
Se o seu post for sobre um assunto introdutório, indique algum conteúdo para geração de Leads, como um eBook. Se for um post avançado, indique alguma oferta de meio ou fundo de funil, como um estudo de caso ou conversa com consultor.
Se tiver interesse leia também: Como funciona uma blog e porque ter um.