fbpx
[gtranslate]
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
podcasting

Você acaba de conhecer o mundo do podcasting? Pois então não deixe que a palavra o intimide. Porque, de fato, criar um podcast é bastante simples.

Você só precisa ter as seguintes ferramentas para começar:

  • um computador
  • um microfone
  • um gravador que grave no formato MP3.

Você também precisará de alguns meios de distribuição de seu podcast. Mas, se você já tem um site, ele é adequado.

Se você não tiver um site, convém começar um. Porque, sem um site próprio, a distribuição do seu podcast dependerá da gravação em CD. Mas, se você usar esse método, também precisará de um gravador de CD e CDs aplicáveis.

Sem dúvida, existem também serviços de hospedagem de podcast. Desse modo, você carrega seu conteúdo para os usuários ouvirem. Porém, esses serviços geralmente são mais caros do que hospedar em seu próprio site.

Além disso, você deve considerar que usar o seu próprio site oferece mais controle sobre seu podcast.

Etapas de podcasting

Para gravar seu podcast, você precisará de um programa que grave áudio e um microfone para que o computador capte a sua voz. Sugiro que você procure Mixcraft ou Audacity em seu mecanismo de pesquisa favorito, pois considero ambos adequados para a gravação de podcasts.

Depois de selecionar um gravador e comprar um microfone, tudo o que você precisa fazer é gravar seu podcast. Porém, essa etapa requer a inclusão de alguns elementos.

Em primeiro lugar, seu podcast precisa de uma boa mensagem de introdução. Ela não deve ser muito longa, mas precisa fornecer informações suficientes sobre você ou sua empresa e sobre o assunto chave do podcast.

Após concluir sua introdução, você pode gravar a mensagem real do seu podcast. Por último, salve o arquivo e prepare-o para distribuição usando o método que você escolheu.

Outros pontos a considerar

Se você planeja incluir anúncios em seu podcast, também precisará informar seus ouvintes sobre a pausa no conteúdo que eles pedem – trata-se de uma convenção. Desse modo, eles sabem que um anúncio está para ser reproduzido e não pensam que o podcast chegou ao fim.

Uma mensagem simples como, por exemplo, “estaremos de volta logo após uma palavra de nossos patrocinadores” indica aos ouvintes saibam que o conteúdo ainda não terminou.

Por fim, você desejará adicionar uma declaração de encerramento no final do seu podcast. Ela pode tanto informar os ouvintes sobre o próximo tema, como apenas ser uma despedida e agradecimento.

Mas o importante é que, ao concluir seu podcast, você termine com uma nota em que seus ouvintes se sintam satisfeitos com suas informações. Se você encerrar com um assunto não finalizado de todo, eles terão a sensação de que falta algo.

Você também pode adicionar uma boa música de fundo à introdução e ao discurso de encerramento. Se você decidir fazer isso, certifique-se de usar músicas para as quais obteve permissão de uso. Não é legal usar música protegida por direitos autorais sem permissão ao fazer podcasting.

Leia também!

Podcast: 4 razões para criar um para sua empresa ou hobby

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Newsletter

Posts Relacionados

O que são Web 2.0 e redes sociais?

Web 2.0 e redes sociais são termos intercambiáveis ​​usados ​​para descrever ambientes interativos e estratégias de comunicação aplicadas na Internet. Web 2.0 é um termo

Como posso te ajudar?