“Câmera Raw” é um daqueles conceitos que intriga os fotógrafos iniciantes. Pois a verdade é que essa história de formatos ainda tira o sono de muitos. No entanto, vou tentar explicar aqui o que é de maneira simples. Também vou abordar como funciona a visualização desse formato no computador.
De forma conceitual, o Raw é um formato de imagem. Além disso, é, sem dúvida, o melhor para o fotógrafo, pois ele garante a captura real das cores e luz. Porém, esse formato requer um plug-in específico para a sua visualização.
Esse plug-in é chamado de Câmera Raw.
Uma sacada da Adobe
Antes de o Lightroom existir, os fotógrafos utilizavam o Photoshop como principal ferramenta de edição de suas fotografias. Mas o programa não foi desenvolvido para fotógrafos e, sim, para designer.
O que a Adobe fez então? Decidiu criar o plug-in Câmera Raw e disponibilizá-lo no Photoshop. Desse modo, era permitido abrir para a edição.
Note que, ao salvar, você terá muitas opções de formato – menos o Raw nativo.
Quando a fotografia digital iniciou seus passos e se tornou a tendência mundial, a Adobe desenvolveu o Lightroom, que é uma fusão do Bridge e o Câmera Raw. Inclusive, é fácil identificar essa fusão, já que o módulo de biblioteca vem do primeiro, enquanto o módulo de revelação é o plug-in do segundo.
Espero ter esclarecido o uso deste plug-in para você que tem a assinatura do pacote da Adobe para fotógrafos. Apenas não esqueça de estar sempre atualizando o plug-in, porque ele é necessário para abrir e ler suas arquivos em Raw.
Desejo a todos muitos e excelentes clicks!!!
E, se tiver mais alguma dúvida, basta deixar nos comentários deste post que responderei.
Conheça os pacotes oficiais da Adobe para fotógrafos!
Até a próxima!