fbpx
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

O Marketing digital ainda é desconhecido pela maioria das pessoas.

Sei disso por experiência própria. Escuto “o que o Marketing Digital pode fazer por mim?” sempre que encontro alguém que tenha um pequeno negócio, e ainda não sabe o que fazer para utilizar as mídias digitais a seu favor.

Porém, há uma boa explicação para isso. Afinal, este é um universo vasto e há ferramenta para todo tipo de serviço ou produto. Sem dúvida, a oferta é grande: de redes sociais ao e-mail marketing, passando por anúncios, sites etc. Assim, a grande dúvida é “por onde começar?“. Talvez, até seja “como será melhor começar??“.

Casos reais sobre o desconhecimento do marketing de internet

Outro dia, recebi uma ligação de uma amiga. A princípio, disse querer divulgar seus serviços de advogada, ou seja, gostaria de postar mais nas redes sociais para divulgar o seu trabalho.

Imediatamente, eu lancei a pergunta:

Alguém já lhe disse que contratou algum advogado pelo Instagram?

Ela me respondeu que não, pois a maior dos clientes chega ao escritório por indicação. A pergunta seguinte, então, foi bem lógica:

Será que o Instagram é o melhor canal para apresentar você e o seu serviço?

Eu também dou aula na pós-graduação em gestão de mídias sociais na Unijorge, aqui em Salvador. Logo na primeira aula, lanço uma série de questionamentos aos meus alunos sobre marketing digital:

  • Vocês conhecem bem os canais disponíveis das redes sociais?
  • Sabem qual é o público-alvo ou a persona que consome cada uma delas?
  • Compreendem onde tem maior alcance e o que circula melhor de informação?
  • E o mais importante: entendem como essa informação pode ser melhor veiculada?

Infelizmente, a maior parte não sabe a resposta para essas perguntas. Porque, infelizmente, a garotada só vislumbra o Instagram… E, desse modo, acabam perdendo muitas oportunidades, já que utilizam o canal errado.

Partindo para algumas definições

O marketing digital é muito mais do que apenas o Instagram. Aliás, para aqueles que utilizam esta rede, uma vez que ela é gratuita e não querem investir em site e e-mail marketing, tenho que avisar: em muito pouco tempo, o Insta não será mais free… Aí então eu quero ver como será!

Embora as pessoas gostem de fotos, nem só de foto vive as empresas, sabe? Porque o que todos querem é conteúdo, é consumir informação que sirva para sua vida.

Se você não tem nada para entregar, não tem espaço, não tem seguidor, não tem curtida, não tem comentário…

Por isso, vou jogar a pergunta final: e você, de qual lado quer estar???

Conheça o meu Programa de Mentoria para Empreendedores

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Newsletter

Posts Relacionados

Como posso te ajudar?